Historial

Início

Estávamos no ano de 2000, quando surgiu a ideia de criar um Clube ligado ao mar.

O objectivo era o de promover o desporto náutico na Costa Norte da Ilha da Madeira, mais precisamente na Baía dos Juncos e Porto do Varadouro, São Vicente, tendo como principais actividades o Surf, o Bodyboard, a Canoagem, a Natação, a Pesca Desportiva entre outras; esta, seria a melhor forma de incentivar futuros sócios e população em geral a verem o mar do norte (normalmente alteroso) “com outros olhos”.

Entretanto, juntaram-se alguns elementos os quais vieram a formar os Orgãos Sociais do Clube e a 25 de Novembro de 2000 o mesmo já estava fundado, com o nome de Clube Naval de São Vicente - Madeira, sob a presidência do um jovem, mentor do projecto, o professor Pedro Valério Drumond Sousa , tendo o Senhor Gabriel Paulo Drumond Esmeraldo como Presidente da Assembleia Geral e o Doutor Horácio Bento de Gouveia como Presidente do Conselho Fiscal não esquecendo todos os outros membros que fizeram parte da lista.

Verão 2001

Foi no Verão de 2001 que o Clube tomou rédeas quando da instalação de um BAR-Contentor na Fajã da Areia, Porto do Varadouro em São Vicente – Madeira, com o apoio especial da Secretaria do Equipamento Social e Transportes e Câmara Municipal de S. Vicente. Deste modo, o Clube podia contar com algum apoio financeiro na realização das suas actividades. Estava assim encontrado o local ideal para lançar o nome do Clube.

 

 

 2002 - 2004

Durante os anos seguintes, 2002 e 2003, nomeadamente nos meses de Julho, Agosto e Setembro, aquela zona tornou-se um ponto de referência para os sócios inscritos, familiares, amigos e visitantes. Ali se promoveram, tanto as actividades previstas anteriormente, como se proporcionaram momentos de lazer e diversão entre todos os que lá se dirigiam.
No ano de 2004 o Clube interrompeu a actividade pelo facto de o Governo Regional da Madeira, Secretaria do Equipamento Social e Transportes, ter iniciado obras de construção de uma Promenade entre a Baiaa dos Juncos e Porto do Varadouro. Neste, surgiu então um edifício o qual estava destinado a ser a nova Sede do Clube Naval de S. Vicente.

Foi então que, em Setembro de 2004, o Presidente do Governo Regional da Madeira veio inaugurar as novas instalações, sendo as chaves das mesmas entregues à nova Direcção do clube a partir do mesmo mês por parte da Secretaria do Equipamento Social e Transportes.
De salientar, o apoio e força dadas pelo senhor Engenheiro Jose Daniel Figueiroa da Secretaria do Equipamento Social e Transportes em levar avante a construção do novo edificio do Clube assim como, da cedência do Contentor atrás mencionado.

De salientar também o empenho dos membros da actual direcção em recomecar as actividades e no apetrechamento das novas instalações através da boa vontade de cada um, em ceder diversos materiais e equipamentos para o funcionamento do mesmo clube.

 

 

Janeiro 2005

A 12 de Janeiro de 2005 tomava posse uma nova Direcção do Clube Naval de S. Vicente para o quadriénio de 2005 – 2008, sob a Presidência do Senhor João Machado Oliveira, Doutor João Cristiano Barreto Loja como Presidente da Assembleia Geral e Doutor Filipe Manuel Drumond Caetano como Presidente do Conselho Fiscal sem esquecer todos os outros membros que dela fazem parte.

De salientar o empenho dos membros da actual direcção em recomeçar as actividades e no apetrechamento das novas instalações através da boa vontade de cada um, em ceder diversos materiais e equipamentos para o bom funcionamento do mesmo clube ou nova Sede.

Actualmente, contamos com um número razoável de sócios inscritos, havendo entre eles os sócios fundadores e outros (cerca de 112 no total) e alguns projectos para o recomeço da actividade do Clube nomeadamente o funcionamento do Ginásio (nas novas instalações), o reinício do Surf, da Natação na Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade, S. Vicente, entre outras como a Canoagem, a Pesca Desportiva

 

 

Ainda dentro do mesmo edificio do Clube existe um restaurante de nome “O VARADOURO” com Bar anexado onde sócios, familiares, amigos e visitantes podem sempre usufruir de uma boa refeição e convívio em horas de lazer e ainda de uma óptima esplanada frente ao mar.

Acções de colaboração e de solidariedade farão também parte do currículum do Clube Naval de S. Vicente sempre que for possível.